O tratamento com a associação do ultrassom micro e macrofocado é um lifting não invasivo e potente. Esse tratamento devolve a firmeza e remodela o contorno do rosto e do corpo.
O aparelho aquece a pele e fáscia muscular entre 65 e 75 graus, através da tecnologia de microefeito térmico (MMFU), estimulando a produção de colágeno em diferentes profundidades, tanto superficiais quanto profundas, e destruindo a gordura localizada. Esse efeito térmico, quando atinge os tecidos, promove minúsculas lesões que serão responsáveis por estimular o organismo a produzir colágeno, na tentativa de regenerar o tecido danificado. O resultado é uma alta produção de colágeno, tanto na derme, quanto muscular, promovendo contração local e firmeza da pele. O efeito lifting acontece graças à combinação dos dois tipos de ultrassom, o microfocado e o macrofocado, que são ajustáveis de acordo com as necessidades individuais do paciente e da área a ser tratada.
O ultrassom microfocado e macrofocado é indicado para flacidez facial, podendo ser realizado em pálpebras, bochechas, contorno do rosto, papada e pescoço, com efeito de estímulo de colágeno e consequente contração cutânea e muscular. O resultado é uma pele mais firme e lisinha.
Outra indicação do ultrassom microfocado e macrofocado é o tratamento das gorduras localizadas de pequenas áreas, melhorando o contorno e reduzindo medidas.
Em meus protocolos, eu sempre associo as ponteiras macrofocadas e microfocadas em maior ou menor número de disparos, ajustando a energia de forma individualizada. Dessa maneira, são montados protocolos específicos para cada paciente.
O protocolo indicado para o uso do ultrassom microfocado e macrofocado depende do grau de flacidez ou gordura localizada da região desejada.
Para o tratamento da área dos olhos, efeito “up no olhar”, são realizadas 3 sessões, uma por mês. Para o tratamento dos lábios, “ultra lips”, para eversão do lábio e prevenção do código de barras, também são necessárias 3 sessões, a cada 30 dias.
Outros tratamentos que exigem 3 sessões, uma por mês, são o protocolo de afinamento da face, o “ ultra cheeks”, e o protocolo de redução de papada, o “ultra double chin”.
O tratamento corporal também exige pelo menos 3 sessões seguidas, uma por mês (gordura dos braços, interno de coxas, flancos, abdome e “bananinhas).
O tratamento de flacidez do contorno inferior do rosto e do pescoço exige sessão única, que pode ser repetida após 4 a 6 meses, a depender do grau de flacidez apresentada.
O tratamento é realizado em consultório médico, sem necessidade de tempo de recuperação. O paciente pode retomar imediatamente às suas atividades normais. A duração média por sessão é de 30 a 45 minutos por área estimulada e a pele pode ficar um pouco avermelhada na primeira hora após o procedimento, retornando ao normal após esse período.
O tratamento é muito tolerável. Ao chegar ao consultório, é aplicado anestésico tópico no paciente. Durante o procedimento, é possível sentir a sensação dos disparos, porém de forma muito leve. Não são utilizadas agulhas e não ocorre sangramento. No máximo, o paciente fica com um leve eritema (pele avermelhada) logo após o procedimento.
É muito comum o paciente ficar com a pele sensível ao massagear e com uma dor, semelhante a dor muscular causada por exercício físico, no lugar tratado. Essa sensibilidade aumentada persiste por cerca de duas semanas.
É importante que o paciente não use nenhum antiinflamatório uma semana antes e pelo menos duas semanas após o procedimento, pois é justamente a inflamação causada pelo tratamento que fará a produção de colágeno desejada.
O tratamento com ultrassom microfocado e macrofocado é bem indicado no prejuvenation por prevenir a flacidez. Em pacientes com algum grau de flacidez já instalado é necessário associarmos técnicas, como bioestimuladores injetáveis de colágeno (a base de hidroxiapatita de cálcio, ácido poli-l-láctico ou policaprolactona) ou fios de sustentação, que também tem ação bioestimuladora (o fio de ácido poli-l-láctico ou o fio de polidioxanona).
O ideal é que associemos também outros tratamentos, como o laser, o microagulhamento com infusão de medicamentos e o preenchimento com ácido hialurônico, para obtermos os melhores resultados possíveis.
Mesmo os pacientes com indicação de lifting cirúrgico, beneficiam-se do ultrassom micro e macrofocado, pois eles melhorarão a qualidade da pele, melhorando ainda mais os resultados da cirurgia.
O ultrassom micro e macrofocado também é uma excelente opção para os pacientes que já se submeteram a cirurgia de lifting facial ou cervical e desejam manter os resultados atingidos, com a melhora da qualidade da pele de forma progressiva.
Para o tratamento das áreas com acúmulo de gordura, é interessante associarmos outras técnicas como a criolipólise e a injeção de esvaziadores, como a triancinolona ou o desoxicolato de sódio, em pelo menos 3 sessões.
Na minha opinião, considero que todos os pacientes são bons candidatos ao ultrassom micro e macrofocado. Em consulta médica, é possível alinharmos bem as expectativas dos resultados e os benefícios obtidos com a associação de outros procedimentos.