Molusco contagioso

O que é?

 

O molusco contagioso é uma doença muito comum e frequente em crianças pequenas. Trata-se de uma doença infecciosa causada por um vírus do grupo dos poxvírus.

 

O molusco contagioso pode ocorrer também em pessoas com imunidade comprometida ou em adultos na região genital. Quando o molusco contagioso acomete a região genital de adultos é considerado como uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) e exige a investigação de outras doenças, como HIV e hepatites virais.

 

Sintomas

 

Normalmente surgem “bolinhas” da mesma cor da pele do indivíduo acometido, com diâmetro que varia de 1 a 4 mm em média. A lesão de molusco contagioso costuma apresentar uma depressão no centro, que chamamos de umbilicação central, melhor visível ao exame com dermatoscópio em consultório. As lesões podem variar em números e a manipulação frequente pela criança acaba propiciando a disseminação para outras regiões do corpo.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico do molusco contagioso é clínico e deve ser realizado em consultório médico por um dermatologista.

 

Tratamento

 

Normalmente as lesões de molusco contagioso podem sumir sozinhas, principalmente em indivíduos saudáveis que não estejam em uso de imunossupressores. No entanto, por conta do risco de contágio de outros indivíduos, normalmente é recomendado o tratamento, principalmente porque as crianças vivem situações de aglomeração constante nas escolas e nas atividades de lazer com outras crianças.

 

Normalmente indico o procedimento de curetagem, que é muito simples, possível de realizar em consultório.

 

Antes da curetagem eu aplico anestésico tópico sobre as lesões de molusco contagioso. Após cerca de 40 minutos procedo a realização do procedimento com uma cureta, uma ferramenta semelhante a uma colher pequena.

 

Às vezes pode ser necessário que os pais ajudem a imobilizar a criança para realizarmos a curetagem das lesões de molusco contagioso.

 

Caso não seja possível, ou os pais prefiram, eu posso prescrever o uso domiciliar de hidróxido de potássio manipulado. Costumo orientar os pais a aplicarem vaselina sólida ao redor da lesão e posteriormente aplicarem a solução contendo hidróxido de potássio com o auxílio de um palito de dente sobre cada lesão de molusco contagioso diariamente. São agendadas visitas frequentes ao consultório para que possamos acompanhar o tratamento.

 

Para o tratamento das lesões em adultos podemos proceder a curetagem ou a aplicação de creme de imiquimode, um imunomodulador, cuja bula não é recomenda o uso em crianças pequenas.