Laser

O que é?

 

O laser é obtido através da seleção de um comprimento de onda específico através de um meio (sólido, líquido ou gasoso). Em dermatologia usamos o laser baseado no conceito de fototermólise seletiva, isto é, cada comprimento de onda tem alvos específicos, que são, em dermatologia, o preto (a melanina dos pêlos e das manchas), o vermelho (vasos, estrias vermelhas e cicatrizes vermelhas) e a água (para o estímulo de colágeno).

 

O laser costuma receber o nome do meio utilizado para se obter o comprimento de onda desejado.

 

Quais tratamentos são possíveis?

 

A depender do tipo de laser utilizado conseguimos tratar vasos, reduzindo telangiectasias (vasos dilatados no rosto e no corpo); realizamos depilação a laser e tratamento de manchas escuras; remoção de tatuagem; assim como é possível realizar rejuvenescimento com melhora das rugas e da flacidez da pele.

 

Para rejuvenescimento utilizamos os lasers fracionados ablativos e os fracionados não ablativos.
Os lasers fracionados ablativos, por exemplo, o laser de CO2 e o laser Erbium realizam colunas de ablação da pele. Ao redor dessas colunas é estimulada a cicatrização da pele, e nesse processo de cicatrização é produzido colágeno, produzindo uma pele mais jovem, mais firme e com menos rugas.
Já os lasers fracionados não ablativos “pulam” a epiderme e realizam as colunas de dano na região interna da pele. Os lasers fracionados não ablativos, por não lesarem a epiderme, levam a menor risco de manchas no pós procedimento. Porém, para obter os mesmos resultados do laser fracionado ablativo são necessárias mais sessões.

 

Há também o modo cirúrgico dos lasers ablativos, que permite coagular lesões inteiras, como os xantelasmas próximos aos olhos ou realizar cirurgias da pele.

 

Qual a diferença entre laser e luz pulsada?

 

A luz pulsada é uma luz com determinada faixa de comprimentos de onda. Cada filtro de luz pulsada estabelece intervalos de comprimentos de onda e não um único comprimento de onda, por isso a luz pulsada não é laser.

 

Apesar da luz pulsada não ser laser, ela pode ser usada para o tratamento de vasos dilatados do rosto, manchas, cicatrizes vermelhas e também pode ser usada para estímulo do colágeno (rejuvenescimento não ablativo, por não formar feridas na epiderme).

 

Como é feito o procedimento a laser?

 

O procedimento é feito em consultório. O paciente deve ser orientado em relação aos resultados esperados. Antes do procedimento, realizamos a fotografia do paciente. Caso seja realizado tratamento ablativo ou fracionado não ablativo, é necessária anestesia com creme contendo anestésico por pelo menos 40 minutos antes do procedimento.

 

Antes da realização do tratamento a laser deve ser feita a proteção ocular do indivíduo e do profissional aplicador.

 

São necessárias pelo menos 3 sessões para se obter resultados satisfatórios, a depender do caso. Para depilação a laser são necessárias mais sessões, seguidas de sessões de manutenção.