Harmonização Facial

O que é?

 

A harmonização facial é a realização de um conjunto de procedimentos com o objetivo de tornar a face do indivíduo mais proporcional e equilibrada, trazendo assim harmonia e tornando essa face mais bela.

 

Em que se baseia a harmonização facial?

 

A harmonização facial tem como base o belo, que na natureza segue a regra matemática da proporção áurea. Quando as estruturas da natureza seguem o padrão da proporção áurea, elas são mais bonitas. Ao olharmos para flores, plantas, animais e outros seres humanos que seguem a proporção áurea, recebemos em nosso cérebro essa imagem e sentimos prazer ao vê-las, achando-as bonitas.

 

A ciência explica que a face bela respeita proporções de três terços horizontais e cinco quintos verticais harmônicos.

 

Na mulher a face bela apresenta o terço médio mais alargado e no homem o terço inferior mais marcante e mais quadrado.

 

Nas mulheres as sobrancelhas devem ser levemente arqueadas; a maça do rosto e o arco da mandíbula devem ser levemente proeminentes; os lábios devem apresentar uma proporção de 1:1,6 (superior: inferior).

 

Nos homens as sobrancelhas devem ser mais retificadas que nas mulheres, o arco da mandíbula deve ser bem proeminente e desenhado, além de apresentar as proporções cefalométricas adequadas (dos três terços horizontais e cinco quintos verticais).

 

Todas as faces belas são levemente assimétricas. Portanto, pequenas assimetrias devem ser respeitadas. Rostos totalmente simétricos não agradam ao olhar e não são considerados belos, pois dão aspecto de artificialidade. O natural é essencialmente belo e não podemos exagerar nas intervenções em uma harmonização facial.

 

Outros aspectos que devem ser valorizados numa face bela são a qualidade da pele (cor, textura, cicatrizes, tônus), os sulcos nasogenianos (bigode chinês), o sulco nasojugal (as olheiras profundas). Devemos observar também se a face é muito emagrecida ou muito arrendondada, em aspecto de lua cheia, que deve ser corrigido, assim como a presença de gordura ou flacidez na região da papada.

 

Como é feita?

 

A harmonização facial se faz após consulta médica, quando a face é analisada como um todo e são iniciadas estratégias para tornar essa face mais equilibrada, com proporções harmônicas e essencialmente belas, respeitando a naturalidade do indivíduo e suas características étnicas.

 

A harmonização facial envolve, portanto, cuidados individualizados da pele em casa, a serem prescritos pelo dermatologista em consulta, e a realização de procedimentos complementares.

 

Outro ponto importante da harmonização facial é o embelezamento do perfil, onde uma linha reta entre a glabela e o queixo devem estar alinhadas, idealmente.

 

Dentre os procedimentos realizados em harmonização facial estão os peelings químicos, os lasers, o ultrassom micro e macrofocado, o microagulhamento com drug delivery, a aplicação de bioestimuladores de colágeno injetáveis, além da aplicação superficial de ácido hialurônico para hidratação e realização de efeito glow na pele. Estes procedimentos vão melhorar a qualidade e a firmeza da pele.

 

Para melhora e prevenção das rugas usamos a toxina botulínica nos músculos da testa, glabela e orbicular dos olhos. Também conseguimos embelezar o sorriso com aplicações da toxina botulínica no músculo depressor do ângulo oral, assim como podemos embelezar o contorno facial e todo pescoço através das aplicações no músculo platisma.

 

Para melhora das proporções cefalométricas e equilíbrio do rosto nos valemos do preenchimento com ácido hialurônico, bioestimuladores injetáveis e fios de sustentação, que também são bioestimuladores.

 

Para melhora da gordura da papada, podemos indicar uma consulta com um cirurgião plástico para abordagem cirúrgica, ou podemos realizar associação de técnicas como injeção de esvaziadores de gordura (por exemplo uma solução contendo corticóide ou desoxicolato de sódio), criolipólise e ultrassom macrofocado. Lembrando que a depender da quantidade de acúmulo de gordura nessa região, são necessárias 3 ou mais sessões.

 

Com qual profissional devo realizar a harmonização facial?

 

Todos os pacientes são candidatos a harmonização facial, pois sempre há como prevenir o envelhecimento e realçar ainda mais o belo em cada um. O melhor profissional para realizar a harmonização facial é o médico, dermatologista ou cirurgião plástico, uma vez que são profissionais capacitados tecnicamente para cuidar e tratar da pele do indivíduo. Antes de agendar sua consulta, verifique no site do CRM (Conselho Regional de Medicina do seu Estado) se o médico possui RQE (Registro de Qualificação de Especialista) em Dermatologia ou Cirurgia Plástica. É possível também verificar no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia se o médico é membro titular. É interessante verificar o curriculum vitae desse médico para saber sobre sua formação, se fez residência médica e em qual faculdade estudou. Hoje, com a expansão das redes sociais, é preocupante o uso dessas ferramentas como parâmetro para se escolher um profissional. Porém, esse jamais deveria ser o principal aspecto a ser analisado pelo indivíduo, mas sim, a formação e experiência que esse profissional já adquiriu ao longo da sua vida.