Fios de Sustentação

O que é?

 

Os fios de sustentação tem a função de tracionar os tecidos ao mesmo tempo que são biocompatíveis e, ao serem degradados pelo nosso organismo, estimulam a produção de colágeno.

 

Os fios de sustentação que mais utilizamos são a base de ácido poli-l-lático e polidioxanona (PDO).

 

Os fios de sustentação de PDO podem ser usados apenas para estímulo de colágeno (os fios lisos ou em parafuso), ou para tração dos tecidos (espiculados), que geram um leve efeito lifting.

 

Os fios de sustentação de ácido poli-l-láctico são capazes de realizar tração e sustentação do tecido. Ao serem degradados estimulam o colágeno, assim como a solução de ácido poli-l-láctico que usamos injetável.

 

Existem fios de sustentação não absorvíveis a base de ouro, platina ou polipropileno (fio russo), porém os efeitos a longo prazo são imprevisíveis e eu não me sinto confortável a usá-los.

 

Quando devo começar?

 

O início das aplicações dos fios de sustentação devem se iniciar na fase do prejuvenation, a partir dos 30 anos. Porém podem ser usados por pessoas com mais de 40 anos, lembrando que os fios de sustentação não substituem uma cirurgia plástica. Daí a importância de se iniciar os tratamentos estéticos na fase de prevenção ou prejuvenation.

 

O que esperar do procedimento?

 

Através dos fios de sustentação podemos realizar tração e bioestímulo de colágeno ao mesmo tempo, o que torna o procedimento duplamente útil.

 

Os fios de sustentação lisos de PDO podem ser aplicados na região inferior da pálpebra e ao redor dos lábios para estimular colágeno, lugares onde é contraindicada a aplicação de bioestimuladores injetáveis, o que torna o procedimento de bioestímulo de colágeno ainda mais completo.

 

Como é feito o procedimento?

 

A aplicação dos fios de sustentação deve ser realizada em consultório médico por um dermatologista ou cirurgião plástica devidamente treinado. Primeiramente é realizada indicação do procedimento em consulta e o paciente é orientado em relação aos resultados possíveis esperados. No dia do procedimento o paciente é fotografado, é realizada antissepsia adequada, anestesia injetável no local a ser tratado, caso seja realizada a aplicação dos fios de tração e depois é iniciado o procedimento de aplicação dos fios de sustentação, que dura cerca de 45 minutos a uma hora, a depender do caso.

 

Quais são as recomendações no pós procedimento de aplicação dos fios de sustentação (por 10 dias)?

 

  • Controlar as mímicas faciais e evitar excessos de movimentação;
  • Evitar movimentos mastigatórios excessivos;
  • Evitar esportes;
  • Dormir com a barriga para cima;
  • Não realizar massagens ou manipulações contrárias a direção da tração;
  • Manter o curativo dos pontos de entrada e saída dos fios de sustentação por dois dias ou microporagem por 3 dias;
  • Evitar tratamentos dentários por um mês;
  • Evitar exposição solar por 15 dias ou até que desapareçam os hematomas e equimoses.