Dra. Priscilla Ortiz Dermatologista

Alopecia por tração

Você sabia que a alopecia por tração pode afetar não apenas a sua aparência, mas também a sua autoestima? 

Muitas pessoas enfrentam esse problema sem saber como tratá-lo e acabam se sentindo inseguras. Se você tem cabelo preso com frequência ou usa extensões, é hora de prestar atenção!

Imagine recuperar a saúde dos seus fios e dizer adeus à queda causada pela tração. Nossa linha de tratamento foi especialmente desenvolvida para restaurar a vitalidade do seu cabelo, fortalecer os folículos capilares e promover um crescimento saudável. 

Clínica Especializada em Alopecia por tração em Taubaté e São José dos Campos

Saiba mais sobre Alopecia por tração

O QUE É?

A alopecia por tração é a perda de cabelo causada pela tração dos fios. Ela ocorre por tensão prolongada ou repetitiva sobre os folículos pilosos. A tração acaba provocando inflamação leve, descamação, eritema perifolicular e pústulas. A agressão contínua ao folículo piloso pode desencadear uma alopecia cicatricial, na qual não nasce mais cabelo onde ocorre a falha. Atualmente sabe-se que cabelos quimicamente processados têm menor resistência a tração do que os naturais. Acredita-se que alterações na papila dérmica e conversão para a fase telógena devido ao trauma possam se mecanismos patogênicos importantes.

 

SINTOMAS

Um dos maiores sintomas do problema é a formação de algumas falhas no couro cabeludo, principalmente na região das têmporas, nas áreas da franja, nuca e também atrás das orelhas.

Durante a evolução, a manutenção do trauma faz com que o folículo passe a produzir progressivamente pelos menores e mais finos, além de redução da densidade de pelos no local.

 

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da alopecia por tração é sugerido pela história clínica e exame físico.

A dermatoscopia pode ajudar no diagnóstico e segmento. Haircasts (cilindros de queratina envolvendo a porção proximal do fio) e o eritema perifolicular, que acontece em decorrência ao dano da tração, são sinais de tração aguda e tendem a desaparecer quando o hábito de tração é abandonado.

A biópsia é reservada para casos de difícil diagnóstico. Nos casos recentes, há aumento do número de pelos telógenos e catágenos. Com a evolução, comumente há redução e perda dos pelos terminais, com preservação dos pelos vellus e glândulas sebáceas.

 

TRATAMENTO

O tratamento da alopecia por tração se baseia em orientar o paciente a descontinuar as práticas que produzam tração no cabelo, evitar o uso de químicas e calor. No estágio inicial, as perdas podem ser revertidas com essa mudança de comportamento. A infiltração de corticóide na periferia das placas e o uso de minoxidil a 5% tem demonstrado bons resultados.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Não deixe que a alopecia por tração defina quem você é! Sinta o prazer de tocar seus cabelos macios e saudáveis novamente.

Junte-se às milhares de clientes satisfeitas que transformaram suas vidas com nossos tratamentos personalizados.

Seja confiante ao usar seu cabelo solto ou em penteados variados!