Bioestimulador de colágeno

O que é?

 

Os bioestimuladores de colágeno injetáveis são substâncias que, quando injetadas na derme e subcutâneo, estimulam a produção de colágeno pelo indivíduo, promovendo assim melhora da flacidez e qualidade da pele.

 

Quais são as substâncias bioestimuladoras de colágeno disponíveis?

 

O médico dermatologista pode usar basicamente 3 tipos diferentes de bioestimuladores injetáveis de colágeno:

 

  • Ácido poli-l-lático;
  • Hidroxiapatita de cálcio;
  • Policaprolactona.

 

Essas substâncias são biocompatíveis e são absorvidas com o tempo pelo organismo. Conforme ocorre essa absorção, é produzido o colágeno que dava sustentação para a pele e foi perdido com o tempo.

 

Quando devo começar?

 

A partir dos 30 anos iniciamos perda progressiva de colágeno anual. Por esse motivo, a partir dessa idade é indicado iniciarmos a realização de procedimentos para o prejuvenation, uma sessão por ano de bioestimulador de colágeno no prejuvenation já está de bom tamanho.

 

Já pacientes com mais de 40 anos precisarão de mais sessões a depender do grau de flacidez apresentado. Essas sessões são realizadas com intervalos de cerca de 45 dias entre elas. É recomendado uma sessão anual de bioestimulador de colágeno para manutenção dos resultados obtidos, pois a cada ano continuamos envelhecendo e, consequentemente, perdendo colágeno.

 

Quais áreas podem ser tratadas?

 

O bioestimulador de colágeno pode ser aplicado nas regiões mais laterais do rosto, nas têmporas, no pescoço, no colo, em áreas flácidas dos braços, abdome, região interna de coxas, região anterior de coxas, joelhos, glúteos e dorso de mãos.

 

Há também bioestimuladores de colágeno que podem substituir o ácido hialurônico para o preenchimento de certas regiões, realizando assim pontos de sustentação e volumização em certas regiões ao mesmo tempo.

 

Como é feito o procedimento?

 

A injeção de bioestimuladores de colágeno deve ser feita em consultório médico por um médico dermatologista ou cirurgião plástico capacitado.

 

Primeiramente o paciente é fotografado, depois é realizada a adequada antissepsia.

 

Normalmente diluímos a solução do produto com anestésico, o que torna o procedimento mais confortável para o paciente.

 

Realizamos a injeção dos bioestimuladores de colágeno com o auxílio de cânulas  (que não furam), ou agulhas.

 

Como é o pós procedimento de injeção de bioestimulador de colágeno?

 

Após a realização da aplicação de solução contendo ácido poli-l-lático, o paciente deve realizar massagens na região tratada durante cerca de uma semana.

 

Ocorre edema após o procedimento (inchaço), principalmente com a aplicação de solução de hidroxiapatita de cálcio ou de policaprolactona, que regride ao longo dos dias, e obtemos o resultado final após 3 meses da última sessão.

 

No caso da policaprolactona realizamos apenas uma sessão e os resultados podem durar de 12 a 48 meses, a depender da apresentação utilizada.

 

Qual bioestimulador de colágeno devo realizar?

 

Em consulta médica é avaliada a necessidade de cada paciente e o tipo de pele. De acordo com cada caso o médico escolherá um ou outro produto.